Abertura da campanha setembro amarelo

por adm publicado 12/09/2019 17h25, última modificação 16/09/2019 23h19

Nesta segunda-feira (09), no Plenário da Câmara de Vereadores de Laranjal do Jari, ocorreu a abertura da campanha do setembro amarelo, com o tema: “Não é drama, não é pra chamar atenção, nem é a falta de Deus e muito menos frescura”.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Organizado pelo departamento de atenção básica a campanha segue durante este mês de setembro com um trabalho de conscientização e prevenção contra o suicídio. As ações envolvem rodas de conversas com adolescentes, pais e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

Suicídio
O suicídio é considerado um problema de saúde pública e a cada 40 segundos uma pessoa se mata. São 800 mil mortes por suicídio todos os anos. No Brasil, são 12 mil casos por ano. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Falar sobre o tema colabora para a prevenção e mostra para as pessoas que elas podem procurar ajuda e receber o amparo necessário para não consumar o fato.

Estiveram presentes: O prefeito Márcio Serrão, O presidente da Câmara Walcimar Fonseca, Promotora de Justiça; Samily Simões Alcolumbre, Defensora Pública: Raphaela Camargo; Rep. IFAP; Vereador Marcelo Padilha, Secretário de Saúde; Marcel Jandson Menezes, Secretária de Educação; Antonina Soares Oliveira, Adjunta Secretária de Assistência Social, Maiara Caldas, Presidente do Conselho de Saúde; Gedson Martins, profissionais de Saúde, Servidores públicos e comunidade em geral.