6ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Laranjal do Jari

por adm publicado 21/04/2020 22h50, última modificação 22/04/2020 15h38

No dia (27/03), realizou-se a 6ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Laranjal do Jari, no Plenário “Oscar Eneick”, situada na Avenida Liberdade, 884 - Bairro do Agreste, na Sede do Poder Legislativo Municipal, Sito Avenida Liberdade, 884 - Bairro do Agreste, sob a Presidência do Vereador Walcimar Fonseca, Vice Presidência Vereador Ruy Pinto e Secretário Claudio Ribeiro, reuniram-se em Plenária, ordinariamente e na forma regimental, para mais uma Sessão Ordinária.

O Presidente Walcimar Fonseca solicita ao Secretário a verificação de presença (08 Vereadores Presentes). O Presidente solicita ao Secretário Seu Claudio que proceda com a Leitura do Expediente. 01- Mensagem nº 002/2020-PMLJ – Reconhecimento de Estado de Calamidade Pública, nos Termos do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 04 de Maio de 2020 no Município de Laranjal do Jari. 02 – Decreto nº 096/2020 – GAB/PMLJ, de 26 de Março de 2020 – Decreta Estado de Calamidade Pública em razão da Grave Crise de “Pandemia Covid 19”.

O Presidente Walcimar Fonseca fala referente à Mensagem nº 002/2020 e o Decreto nº 096/2020-GAB/PMLJ. Nada mais a tratar passando as Pequenas Comunicações: O Presidente convida ao Secretário de Saúde Marcelo Ted, para que o mesmo dirija-se a Tribuna e que os Nobres Vereadores possam tirar e dar suas opiniões aos assuntos em relatos . Com a palavra o Secretário de Saúde Ted em uso da Tribuna fala a “pandemia covid 19” por ser mundial. Fala dos (06) casos suspeitos e (02) que já foi diagnosticado negativo e que o vírus está em alta.

Com a palavra Vereadora Vera da Farmácia faz alguns comentários e qual a método que o mesmo este tomando para que este surto não se espalhe em Laranjal do Jarí. O Secretário Saúde Ted fala que esta fazendo e fará de tudo.

O Vereador Edvaldo Pena faz alguns relatos ao Decreto nº 096/2020 e que a maioria do comercio está fechado, como os que dependem de sua venda para sobreviver, se as farmácias e mercados estão abertos. O Secretário Saúde Ted fala que concorda com as palavras do Nobre Vereador Edvaldo Pena, porém com a “pandemia Covid 19” todos perderam principalmente na economia.

O Vereador Manoel Carvalho pede a palavra e pergunta ao Secretário de Saúde se o mesmo já recebeu algum recurso ou esta aguardando, fala sobre a vacina nas pessoas acima de 60 anos. O Secretário de Saúde Ted fala sobre os testes do “covid 19” que foram doados aos estados e municípios pela “Petrobras e empresas”.

O Vereador RUY PINTO pede a palavra e fala referindo ao povo que estão isolados no interior, sem transporte para comprar alimentos. E que na opinião do Secretário de Saúde é que os mesmos permanecem a onde estão, pois os mesmos estão mais protegidos.

O Vereador Donato Silva reitera as palavras do nobre colega Edvaldo Pena e parabeniza ao Secretário e aos demais funcionários da Saúde. O Presidente Walcimar Fonseca nesse momento nomea o Vereador Marcelo Padilha para que o represente junto a uma reunião com o Prefeito Marcio Serrão na conferência.

Com a palavra o Vereador Edmilson Birimbal reitera as palavras dos nobres colegas e parabeniza ao Secretário de Saúde Ted pelos trabalhos na saúde e que entre (07 a 10) pessoas tem a noção de cuidados. O Vereador Manoel Carvalho faz uma sugestão ao secretário interceda junto às empresas para que os mesmos doem sabão e Qboa para as famílias carentes.

O Presidente Walcimar Fonseca fala que nessa época estão com (02) vírus circulando no Brasil e que não é somente o “Covid 19”. O Secretário  de Saúde fala que com o recurso será de (dois milhões de reais) que será dividido entre o Estado e os municípios agradece pela oportunidade.

Mais nada a tratar passando ao Grande Expediente: Com a palavra o Vereador Donato Silva cumprimenta todos os presentes e ouvintes fala que esta preocupado com a saúde e sobre o Decreto Estadual, pois daqui a pouco as pessoas que sobrevive de vendas em lojas quitandas e outras vendas ficaram como.

Com a palavra a Vereadora Vera da Farmácia cumprimenta todos presentes e ouvintes fala referente a “pandemia” complementando as palavras do nobre colega pedindo providências o quanto antes. Com a palavra o Vereador Ruy Pinto cumprimenta todos presentes fala referente a “pandemia” que esta sendo em todos os países.

O Presidente Walcimar Fonseca fala dos assuntos em pauta e fala aos demais que levará a quarentena até ao dia (02) dois de abril, mas com aos lojistas deveriam ser flexível, mas enquanto academias, bares e baladas deveriam continuar fechadas e quem estiver regularizado receberá o auxílio estipulado do governo federal.

Com a palavra o Vereador Edmilson Birimbal cumprimenta todos presentes e ouvintes em uso da Tribuna fala referente a um Vereador Abílio de Cuiabá pelo seu desempenho com Legislador. Com a palavra o vereador Manoel Carvalho cumprimenta todos presentes e ouvintes fala referente a “pandemia” e que o mesmo apesar dos problemas de saúde está ativo nos trabalhos da saúde.

Com a palavra o Vereador Marcelo Padilha cumprimenta todos presentes fala referente a “pandemia” e que a escola IFAP foi a primeira paralisar as aulas. Fala que devido à falta de álcool em gel em nosso estado o município através da IFAP estará fabricando álcool em gel estão aguardando o material para a fabricação e que o mesmo esteve reunido com o governador Waldez Góes e que e o mesmo falou que continuará com o Decreto e que perderam com as recadações do ICMS, mas temos que continuar nos precaver com a quarentena. Com a palavra o Prefeito Marcio Serrão cumprimenta todos presentes e ouvintes pede para se faça política nesse período do “Vírus do Covid 19”, pois nesse momento devemos cuidar e preserva a vida, pedindo aos Pares que dependemos do governador e que o governo se prontificou de disponibilizar (16.000,00 dezesseis bilhões) para os que não tiverem renda disponibilizará de 600 a 1.200 de seiscentos a 1.200 reais para familiares que não tenha renda perca pia durante a pandemia, onde o mesmo reunirá com o governador se iram ou não continuar com o Decreto pedindo aos demais e pede aos munícipes orarem por todos agradecendo pela oportunidade.

Mais nada em deliberar o Presidente Walcimar Fonseca depois de agradecer a presença de seus Pares deu por encerrada a 6ª Sessão Ordinária em 27 de Março de 2020.